Instituto traça metas para desenvolvimento da agricultura familiar
14/05/2016 - 13:04

Emater promove planejamento nos municípios para desenvolvim
Os diretores do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí- Emater promoveram nesta sexta-feira (13), uma jornada de visitas aos servidores do  escritório regional do Emater de São Pedro, que engloba os municípios de  São Pedro do PI, Água Branca, Amarante, Angical do PI, Barro Duro, Regeneração.  Participaram do encontro também representante dos de Agricolândia, Miguel Leão, Francisco Ayres e Jardim do Mulato.
A visita teve como objetivo conhecer de perto as principais dificuldades dos municípios na hora de promover a assistência técnica e extensão rural, assim como ouvir as demandas , sugestões e criticas, a fim de buscar as soluções cabíveis para as dificuldades apresentadas.
De acordo com os diretores a proposta é que sejam percorridos os 17 regionais do Emater, levando a cada coordenador    regional e territorial a apresentação do plano operacional da instituição, assim como  o as ações para 2016.
Para o diretor geral Marcos Vinicius o momento é de estar mais próximo dos escritórios, colhendo as dificuldades do órgão e buscando soluções em parceria. “ Ao sairmos da sede administrativa  nos colocamos à disposição para ouvir e ver as principais deficiências da instituição. Sabemos das dificuldades, mas reconhecemos o esforço  e a coragem para melhorarmos a Ater no Piauí”, destacou Marcos Vinicius.
Na ocasião o diretor de educação Kalil Luz apresentou o plano operacional da instituição, com base no que os técnicos trabalham. Foram apresentados  de maneira minuciosa os programas e projetos que o órgão atualmente executa, assim como a quantidade de famílias beneficiadas. “A ideia deste momento foi provocar os representantes a fim de ouvir sugestões e acima de tudo promover uma sintonia das ações que os técnicos do Emater  de todo Piauí executam”, disse Kalil Luz.
Na  avaliação do coordenador  do Emater de Amarante Antonio  Alexandre  este foi um momento ímpar para  a instituição, pois foi a primeira vez em anos que uma ação como esta foi  promovida. “ Esta visita nos deixou esperançosos, mas aguardamos o feedback”, completou.
O escritório regional  de São Pedro foi o primeiro a ser beneficiado com esta atividade. Para o diretor técnico Clébio Coutinho  esta iniciativa representa um grande passo para o crescimento da instituição, pois acima de tudo se deseja  propiciar um dialogo direto, objetivo e propositivo. “Levaremos para nossa sede muitas demandas,  e elas serão debatidas com os demais diretores da instituição. É de nosso saber que não temos como resolver tudo de uma vez, mas queremos promover esse diálogo constante, ouvindo diretamente as queixas, e buscando as soluções em conjunto”, ressaltou Clébio Coutinho.
Os participantes das regionais apresentaram pautas administrativas e de cunho logístico.  Ao final do encontro foi feito um relatório  abordando  as falhas, atuação dos técnicos em cada escritório, logística e    gestão, assim sugestões.