INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater realiza cursos e oficinas na região da Grande Teresina
18/05/2016 - 11:42  
  
Twitter 
Google+ 
Cursos n Grande Teresina
O Governo do Estado do Piauí através do Emater em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teresina realizam neste mês de maio diversas oficinas e cursos destinados aos agricultores familiares da região da grande Teresina, para o beneficiamento de frutos da agricultura familiar para a promoção da comercialização. 
 No município de Palmeirais, do dia 16 ao dia 20 a comunidade recebe a oficina de beneficiamento da goma (produção de bolo, biscoito, broa e sequilho), no povoado Riacho dos Negros. Serão realizados também cursos em Curralinhos, onde será tratado sobre o manejo e sanidade da galinha caipira e horticultura. No curso de horticultura os participantes terão a oportunidade de confeccionar canteiros, aprendendo a cultivar hortaliças, aperfeiçoando as práticas do manejo e técnicas para a venda no produto nas comunidades. Já Santa Maria da Codipi, no centro social do trabalhador serão realizados cursos na área de higiene e limpeza, além do aproveitamento da Goma.  
Na cidade de Curralinhos e no bairro Santa Maria da Codipi os cursos ainda não tem data definida, pois aguardam a definição de agenda da comunidade.
Os cursos terão uma carga horaria de 40 horas, com aulas nos dois turnos, destinado aos agricultores familiares da região, com mais de 100 vagas para mulheres, jovens e homens. De acordo com a coordenadora de ensino Márcia Mendes as oficina visam despertar os agricultores familiares para o cooperativismo e empreendedorismo. “O curso visa despertar a comunidade para a comercialização da goma sobre outra perspectiva. É comum apenas a comercialização in natura, mas é preciso conscientizar os agricultores que eles podem ter outra fonte de renda”, disse Márcia Mendes.
  De acordo com o coordenador regional de Teresina Alvací Orsano o fruto do trabalho da oficina é encaminhado para o comércio local, assim como também para as escolas. “Ao final serão oferecidos certificados e uma degustação a base dos produtos aprendidos durante as oficinas”, completou Alvaci Orsano. Nas oficinas são oferecidas também técnicas de boas práticas de conservação e higienização. 
Para o diretor geral do Emater Marcos Vinicius a instituição tem que estar em sintonia com os agricultores e agricultoras do Estado, no sentido de promover o conhecimento que gere renda de norte a sul. “Queremos promover uma Ater ( Assistência Técnica e Extensão Rural )  que possa chegar ao homem e a mulher do campo, e principalmente que este possa ser utilizado de várias formas, ajudando na transformação de vida de cada um”, destacou Marcos Vinicius.

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64