INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater debate políticas públicas em Padre Marcos
09/06/2016 - 08:36  
  
Twitter 
Google+ 
O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí- EMATER em parceria com a Secretaria de Agricultura do município de Padre Marcos realizam, através da Chamada Pública Mulheres Rurais  Território Vale do Guaribas, nos dias 07 e 08,   uma oficina  sobre gênero, trabalho doméstico, cuidados e políticas públicas.  A oficina teve como objetivo apresentar as políticas públicas finalísticas e transversais para as mulheres rurais, as formas de acesso, além de estimular as reflexões sobre a desigualdade de gênero. As oficinas, no município, são ministradas pelos/as Extensionistas Rurais Márcia Mendes e José do Carmo.
 A Assistente Social Márcia Mendes destaca na capacitação que a questão de gênero é colocada como relação entre homem e mulher no contexto de execução de atividades, com destaque ao trabalho no campo.  “As mulheres podem atuar no campo, auxiliando seus esposos no trabalho rural. É importante fazer esta discussão dentro de casa, resultando na divisão sexual do trabalho. Falar de gênero é reconstruir o pensamento das pessoas, mostrando que as mulheres são iguais aos homens, independente do lugar em que eles atuem”, destacou.
Nas discussões são abordados conceitos de economia feminista e solidária, de igualdade de gênero, divisão sexual do trabalho, assim como a socialização do trabalho doméstico e a organização produtiva das mulheres.  As mulheres também tem a oportunidade de conhecer políticas como o Pronaf Mulher, que financia atividades agrícolas e não-agrícolas além de  outras ações promovidas pela Diretoria de Políticas Públicas para as  mulheres  Rurais e Quilombolas.
 De acordo com o secretário de agricultura do município  Élio Zacarias  oficinas como esta promovem a melhoria das condições  de vida das mulheres através da conscientização sobre o seu real papel no campo e na sociedade. “Aprimorar o conhecimento das mulheres faz a diferença, pois reforça sua força na hora de buscar benefícios para elas e para o município”, destacou. 
Participam da oficina cerca de 60 mulheres dos municípios de Francisco Macêdo e Padre Marcos.   Esta Chamada é destinada para as agricultoras familiares de baixa renda e atendidas por programas sociais.  Nos dias 09 e 10 esta capacitação será realizada no município de Patos.

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64