INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater participa da 4ª Feira da Agricultura Familiar em Piripiri
11/07/2016 - 12:13  
  
Twitter 
Google+ 
Emater participa da 4ª Feira da Agricultura Familiar em Piri

 Em alusão ao aniversário de 106 da cidade de Piripiri, que será no dia 04 de julho, os agricultores através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura em parceria com o Emater realizaram nesta sexta-feira (01), a 4ª edição da feira da agricultura familiar. O evento tem como objetivo agregar os agricultores da região a fim de promover a comercialização, trazer através dos parceiros serviços voltados para a área de saúde, lazer,  além da emissão de documentos de fundamental importância  para o agricultor. A primeira feira foi realizada no pátio do Emater, sendo motivada pela agricultora familiar  Maria Aparecida. 
Segundo a secretária de mulheres do sindicato Cristina Camelo este evento passou por grandes transformações, até eles conseguirem promover a organização atual, no sentido de elaborarem um regimento e uma coordenação que pudesse fazer os encaminhamentos  para o sucesso da feira.  Ela destaca que a cidade hoje respira agricultura familiar, e isto deve ser ensinado de pai para filho, e ela reconhece que Assistência Técnica e a Extensão (ATER) é o melhor caminho. “O homem do campo não tem muitas oportunidades, e que nossa contribuição é a produção. Espero que o Emater, agricultores e parceiros  possam melhorar a cada dia mais este serviço”, completou.
Na ocasião a equipe de extensionistas do Emater levaram ao evento 30 mulheres acompanhadas pelo Chamada Pública Mulheres Rurais do Território dos Carnaubais. Este momento foi pensado para que as mulheres tivessem a oportunidade de vivenciar um intercâmbio, no intuito de conhecer sobre o processo de comercialização de produtos da agricultura familiar  e os caminhos para a organização  em grupo visando a geração de renda e o crescimento da produção.
Para o diretor geral do Emater Marcos Vinicius conhecer o processo de comercialização é de suma importância para o desenvolvimento  da cadeia produtiva de cada mulher, e a organização pode fazer muita diferença na hora  de gerar renda. “O cooperativismo e associativismo são meios para reforçar a agricultura familiar. A comercialização é um momento importante na vida de cada agricultor do Piauí. O Emater está em processo  de restruturação, reconhecemos a necessidade de melhorar as condições  de trabalho dos servidores do Emater, assim como os agricultores do Piauí merecem uma ATER cada vez melhor, para que eventos como este possam se estender por todo o estado”, completou.
A Chamada Pública Mulheres Rurais oferece as participantes diversas capacitações e oficinas, visando ampliar seus conhecimentos para desenvolverem um foco produtivo. Após a etapa de formação é ofertado a cada mulher um fomento no valor de R$2.400( dois mil e quatrocentos reais), e um projeto produtivo. As mulheres tiveram a oportunidade de conhecer também a Cooperativa  Agrofamiliar Frutos da Terra, e foram recebidas pelo presidente da cooperativa Raimundo Araújo.

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64