INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Agricultores recebem curso de panificação em Miguel Alves
27/07/2016 - 09:10  
  
Twitter 
Google+ 
Curso de beneficiamento de produtos da agricultura familiar
O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), por meio da Diretoria de Educação e Extensão Rural, realiza, no período de 25 a 28 de julho, oficina de panificação em Miguel Alves. Os produtos da oficina serão vendidos na 4ª Feira da Agricultura Familiar do município, que será realizada nos dias 5 e 6 de agosto. Na edição anterior, a feira arrecadou cerca de R$ 40 mil e movimentou 70 agricultores locais.

O curso foi solicitado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Miguel Alves e visa capacitar os agricultores para a comercialização dos produtos da agricultura familiar a partir do beneficiamento dos mesmos. Participam da capacitação 20 agricultoras de 10 assentamentos da localidade.

Segundo a organizadora Edilma Meneses Silva, a expectativa é que o comércio dos produtos movimente mais ainda a cidade. “Para este ano, a expectativa é bem maior, pois até a presente data já temos 75 agricultores inscritos que irão vender produtos como artesanato, frutas, verduras, galinhas, carneiros e comidas típicas”, disse Edilma.

No curso, as agricultoras terão a oportunidade de aprender a fazer massas para pães, bolos, tortas salgadas com pão e outras delícias, aproveitando o que é produzido na agricultura local. As aulas serão ministradas pelas extensionistas Luciana Ferreira e Raimundinha Gomes e contará com uma carga horária de 40h. Na ocasião, serão apresentadas também técnicas de conservação, higienização e armazenamento de alimentos.

Para a extensionista Luciana Ferreira, espera-se que as mulheres possam fazer produtos saudáveis utilizando a matéria prima existente na localidade. “A ideia principal é conscientizar os agricultores da importância de agregar valor ao que é produzido. E a resposta está sendo dada. Faremos o encerramento do curso na próxima quinta-feira (28), mas ele continuará, pois as participantes irão produzir em suas comunidades, atendendo as demandas de seus locais de origem, e também  para a feira da agricultura familiar de Miguel Alves, gerando mais renda para suas famílias”, disse Luciana.
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64