INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater realiza oficina no IV Festival da Cajuína
19/08/2016 - 11:36  
  
Twitter 
Google+ 
O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) realiza, nesta sexta-feira(19), no Shopping Riverside, uma oficina de produção de cajuína. A ação faz parte da programação da IV Festival da Cajuína que iniciou na noite dessa quinta-feira (18) e segue até o sábado (20).

A oficina proposta pelo Emater vai oportunizar que os participantes possam conhecer conceitos e técnicas para a colheita, transporte, além de tratamento higiênico. Para a extensionista Iva Almeida, a ideia também é proporcionar a comercialização do produto. “Será ensinado o passo a passo para a fabricação da cajuína, passos estes que vão da colheita, higienização, transformação em suco, clarificação, filtragem, engarrafamento, resfriamento, rotulação e comercialização”, disse IVa.

A oficina começou nesta sexta-feira (19), às 10h, e vai até às 17h. No sábado, inicia às 10h. A oficina será ministrada pelas técnicas do Emater, Iva Almeida e Raimunda Ferreira Gomes.

O Festival da Cajuína tem como objetivo a revitalização da cadeia produtiva do caju, que segundo o técnico do Emater, Gilberto Santiago, tem caído gradativamente. “Há cinco anos, a área  era de 180 mil hectares e hoje é de 87 mil, e isto é resultado de muitos fatores”. Ele acrescenta a falta de chuva como um dos fatores para essa redução e dá dicas para minimizar as ações negativas.  “Tecnologia simples como mudas de boa qualidade e também estar atento ao período chuvoso pode contribuir para melhorar a produção de caju”, explicou o técnico.

Ano passado, o evento foi realizado dentro da Expoapi, atraindo milhares de visitantes, e este ano a expectativa é que mais de 10 mil pessoas possam participar do evento.

Para o festival deste ano, estão sendo propostas a realização de várias oficinas, palestra sobre a cajucultura, o cenário atual e as perspectivas, a escolha da garota cajuína e atrações culturais.  Vale destacar que os produtores terão a oportunidade de receber consultorias sobre como legalizar a agroindústria de cajuína
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64