INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Piauí participa de capacitação do Programa Água Doce
25/08/2016 - 10:26  
  
Twitter 
Google+ 
Programa Água Doce
A II Reunião de Acompanhamento da Execução do Programa Água Doce/2016 será realizada no período de 22 a 26 de agosto, em Aracaju/Sergipe. O encontro é destinado a coordenadores estaduais do programa e a secretários de Estado. Na ocasião, será realizado um curso de capacitação técnica nos componentes do Programa Água Doce (PAD) e um ato de entrega dos sistemas de dessalinização do PAD/SE.

O programa é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com diversas instituições federais, estaduais, municipais e da sociedade civil. O objetivo é o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na gestão dos sistemas de dessalinização, prioritariamente em comunidades rurais do Semiárido brasileiro.

No Piauí, o PAD busca a construção de 67 sistemas de dessalinização em 160 comunidades espalhadas em oito municípios do semiárido piauiense, envolvendo recursos na ordem de mais de 13 milhões de reais. Já foram entregues três sistemas na cidade de Betânia do Piauí.

Segundo o coordenador de Operações do Emater, Adalberto Nascimento, na reunião serão apresentados os estágios em que o convênio está. Cada equipe que representa os estados serão capacitados em seus respectivos componentes. “Acreditamos que, com essa capacitação, faremos com que a equipe do Emater Piauí que compõe o programa no estado esteja em condições de fazer com que o convênio seja executado da forma mais eficiente”, disse Adalberto.

Na ocasião a equipe do Piauí foi pactuar as licitações que ainda ocorrerão este ano,  relativa a construção dos 54 Sistemas de Dessalinização  que o estado vai receber.  “ A pauta principal será o repasse, tendo em vista que o Piauí  cumpriu ainda no ano passado sua contrapartida, e também no tocante  as metas acordadas. A ideia é que as obras que ainda restam sejam retomadas este ano”, disse o diretor geral do Emater Marcos Vinícius.
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64