INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Curso incentiva moradores a ativarem agroindústria de beneficiamento do caju
10/09/2016 - 09:56  
  
Twitter 
Google+ 
O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí –Emater em parceria com Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial -  NEDET Entre Rios, realizou nesta sexta-feira(09), uma visita a comunidade  Ouro Verde, no município de Jardim do Mulato. A visita teve como objetivo  viabilizar um curso de beneficiamento do caju, a fim de promover a ativação da agroindústria familiar para a fabricação de cajuína e doce. O projeto vai atender a mais de 100 famílias da região e promover o cooperativismo, proporcionando a geração de renda.
 O espaço visitado  é localizado no Assentamento Ouro Verde, construído há três pelo Governo Federal. De acordo com a presidente da associação Maria do Rosário  eles não utilizavam por não saberem manusear os aparelhos, mas garantiu que com a capacitação trazida pelo Emater,   apoiada  pelo Nedet irá proporcionar o conhecimento necessário para que a agroindústria funcione. “ Nossa comunidade necessita desse apoio e temos a matéria prima para trabalhar. Vamos convidar 15 moradores para organizarmos o espaço para receber os instrutores e os alunos”, completou.
A  extensionista Iva Almeida  destacou a qualidade dos equipamentos,  e a importância de se beneficiar o caju, que em sua opinião é o “ouro verde do Nordeste”.  “ Em nosso curso queremos utilizar por dia uma média de 100 Kg de Caju, que podemos transformar em 80 garrafas de cajuína e 10Kg de doce. Isto vai gerar uma renda extra para a comunidade. Ressalto  que a princípio não se pode pensar em individualismo, pois o dinheiro ganho com a venda dos produtos será utilizado para investimento”, acrescentou.  
A previsão é que o curso seja realizado na última semana de setembro, onde serão disponibilizadas 30 vagas para a comunidade. Serão formadas duas equipes, sendo uma para a fabricação de cajuína e a outra para a fabricação de doces. Para o assessor  do Nedet  Waldimir Filho a ideia  é envolver os moradores e fazer com que eles se identifiquem com o trabalho coletivo. “ É pré-requisito  para participar da oficina o interesse em aprender, mas queremos despertar nos participantes também o interesse em empreender”. Ressaltou.
O Território Entre Rios  Desde janeiro de 2015 é assessorado pelo Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial -  Nedet Entre Rios, que tem desenvolvido ações integradas no fortalecimento da gestão social, na inclusão socioprodutiva, no apoio ao processo de empoderamento de mulheres, no fortalecimento da educação do campo e no acompanhamento às políticas públicas executadas no Território, em especial as voltadas para o público rural.
A visita contou com a participação do diretor de educação do Emater  Kalil Luz, do assessor territorial Waldimir Filho, assessora territorial Adriana Rodrigues, das extensionistas Iva Almeida  e Raimunda Ferreira Gomes,  da bolsista Lorena Ferreira e da presidente da associação Maria do Rosário.

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64