Agricultores são beneficiados através do Programa de Aquisição de Alimentos
21/09/2016 - 20:25

Coordenador regional do Emater de Bom Jesus
O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) tem sido um dos principais agentes de articulação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no interior do estado do Piauí. Este programa é de fundamental importância para o agricultor familiar, pois tem contribuído para a melhoria da renda dos pequenos agricultores.

As ações do PAA no Território Chapada das Mangabeiras são articuladas em parceria com Sindicatos, Associações, Conselho de Desenvolvimento Regional Sustentável (CDRS), entidades recebedoras e agricultores familiares fornecedores de produtos  em seus respectivos municípios.

O Programa beneficia diretamente 211 famílias de produtores rurais em oito municípios, e indiretamente 1.688 agricultores e agricultoras. Vale destacar que as ações estão sendo desenvolvidas nos municípios de Colônia do Gurgueia, Alvorada, Palmeira, Santa Luz, Currais, Cristino Castro, Redenção e Manuel Emídio.

De acordo com o coordenador regional do Emater de Bom Jesus, Alcimar de Sousa  e Silva, o resultado desta ação é  o direcionamento da   produção dos agricultores, que conseguem produzir e comercializar seus produtos por um preço justo e melhoria da qualidade dos produtos ofertados. "Esta melhoria estimulou o processo de criação do Selo de Inspeção Municipal (SIM) na região, melhoria na renda dos agricultores e articulação com os agentes locais que ajuda no fortalecimento da organização dos produtores", explicou.

Foram apresentadas oito propostas e a previsão é que seja acessado cerca de R$ 850.000,00 em recurso.  Até dezembro deste ano, a equipe de Bom Jesus estará concluindo acompanhamento das etapas do Programa. Para 2017 espera-se a entrada de mais municípios a fim de que se possa aumentar o número de agricultores beneficiados.

Segundo o diretor-geral do Emater, Marcos Vinicius, a execução deste  Programa vem em primeiro lugar garantir aos agricultores  a compra  por parte do Governo, dos produtos da agricultura familiar, mas antes disso, pretende ajudar na comercialização e na organização dos produtores. “Este é o maior desafio para o Programa. O Emater tem ajudado em parceria com o STTR, Secretarias Municipais de Agricultura, Seduc e outros parceiros na busca por uma agricultura familiar mais organizada e com resultados reais”, disse.