INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater, SDR, Eletrobras e Semar realizam curso sobre o subsídio de energia irrigada
12/10/2016 - 10:03  
  
Twitter 
Google+ 
Emater, SDR, Eletrobras e Semar realizam curso sobre o subsí
O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) realizou, nesta segunda-feira (10) e terça-feira (11), no Centro de Treinamento da Agricultura Familiar, um curso de recadastramento de irrigantes. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Semar, Eletrobras e Emater, e teve como objetivo retomar a discussão sobre o subsídio de energia elétrica irrigada no Piauí.

Após a realização do curso, os técnicos do Emater irão fazer um recadastramento no intuito de verificar a validade das estruturas de irrigação existentes, para que dentro dos critérios do Programa o benefício continue sendo garantido. O coordenador técnico do subsídio de energia do Emater, Carlos Pádua, acrescenta que esta ação visa ampliar mais o benefício aos agricultores que estivem dentro dos critérios. “Será orientado sob uma nova ordem para que outros beneficiários que venham a atender as exigências da legislação ambiental também possam utilizar este subsídio estadual. As discussões estão muito avançadas, nessa segunda-feira (10), representantes da Semar iniciaram a rodada de palestras e nesta terça (11), técnicos da Eletrobras fecharam o momento. Como encaminhamento serão apresentadas as novas diretrizes de operacionalização do projeto”, completou.

Este subsídio trata-se de um benefício na tarifa da energia elétrica concedido pelo Governo para o consumo das atividades de irrigação ou piscicultura. Podem aderir, os agricultores que estiverem dentro dos critérios da Lei Estadual, e serão restringidos ao consumidor que possuir débitos vencidos junto à Eletrobras Piauí.

Estamos de fato reestruturando toda a política de subsídio de energia para a irrigação e piscicultura conforme a legislação estadual. O secretário, Limma, explica que quando a lei entrou em vigor não tínhamos outros programas de incentivo de subsídio de energia como o Programa de Energia Verde da Eletrobras, assim como o programa da Anel que prevê a microgeração de energia. “É de grande importância este trabalho, haja vista da necessidade de estar atualizando os beneficiários e ela é importante também uma vez que estamos trabalhando o Programa Estadual de Piscicultura, que também são beneficiários do subsídio de energia.”, disse o secretário do Desenvolvimento Rural.

O diretor-geral Marcos Vinicius destaca que na segunda etapa será feito um levantamento dos agricultores, agricultoras e produtores que fazem jus ao benefício. “Ano passado o Governo repassou cerca de 12 milhões de reais para agricultores em todo o Piauí. Por meio do trabalho feito em parceria com a SDR, Eletrobras, Semar e Emater, prestaremos um grande serviço à sociedade”, informa. Ele acrescenta que a ideia não é fazer nenhuma caça às bruxas, mas garantir o benefício para aqueles que realmente precisam, uma vez que o Governo do Piauí tem interesse de avançar, garantindo subsídios ao agricultor para a produção.
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64