Emater apresenta técnicas para produção agroecológica em Teresina
13/10/2016 - 19:36

Emater apresenta técnicas para produção agroecológica
Em alusão ao dia Mundial da Alimentação, que é comemorado no próximo dia 16 de outubro, o Emater participou da Feira de produtos saudáveis. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e da Assistência Social (Semtcas) de Teresina, no prédio da instituição. A ação teve como objetivo a sensibilização pelo consumo de alimentos saudáveis e promover a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar.

Na atividade, foram ofertados através dos parceiros os serviços de orientação nutricional e medição do índice de massa corpórea. O Emater levou para o evento orientações e demonstrações sobre como produzir alimentos orgânicos em pequenos espaços, criando as hortas urbanas. Este debate foi retomado pelos extensionistas do Emater, Elisabete Dias  e Luís Gonzaga, que tem levado a vários lugares esta experiência e os benefícios que tal atividade traz. Atualmente o órgão retomou o diálogo sobre hortas urbanas, levando para universidades e instituições, apresentando técnicas de produção e combate de pragas sem utilização de produtos químicos e veneno.

Segundo Elisabete Dias, ao produzir hortaliças em casa, a pessoa pode ter um produto orgânico e de ótima qualidade, além de gerar uma economia. Ela destaca que as técnicas utilizadas vão desde a escolha das sementes ao combate as pragas. “Não utilizamos nenhum produto químico como adubo ou para combater as pragas, tudo é a base de produtos orgânicos, contribuindo para a melhoria da alimentação das pessoas”, disse.

A secretária da Semtcas, Mauriceia Carneiro, diz que Teresina tem desenvolvido várias ações que melhorem a política de apoio à segurança alimentar, no sentido de fortalecer a agricultura familiar. Os parceiros Emater, SDR, Incra, UFPI, Ministério da Agricultura, Conselho de Segurança Alimentar, Sebrae, SDU, Embrapa atuam de maneira a agregar esforços para potencializar ações que conscientizem sobre a segurança alimentar. “Destacamos a criação de uma frente parlamentar municipal para discutir a importância da segurança alimentar, e isto é um direito de todos”, completou.

Na sexta-feira (14), das 9h30 às 10h30, será realizada uma atividade no Mercado São José, com orientações aos permissionários sobre boas práticas de manipulação. Em seguida, a partir das 11h30, a ação é realizada no Restaurante Popular de Teresina, com avaliação e orientação nutricional, além de distribuição de mudas e árvores frutíferas.