INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater realiza oficinas de horticultura na Penitenciária Feminina de Teresina
07/11/2016 - 07:45  
  
Twitter 
Google+ 
Oficina de horticultura com as reeducandas
O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí- Emater realizou na última sexta-feira (04), na Penitenciária Feminina de Teresina, uma oficina voltada para a implantação de hortas com as mulheres que cumprem pena no sistema prisional da capital.
 O Emater e a Secretaria de Justiça atualmente desenvolvem um projeto em parceria,  “Humanizar para ressocializar”,  buscando a ressocialização e a inserção dos apenados no mercado de trabalho.   A demanda da realização deste curso é fruto da parceria, e fruto também da necessidade das mulheres em aprenderem técnicas básicas para plantarem e desenvolverem uma horta.
  Segundo o diretor adjunto da penitenciária, João Batista Machado, esta iniciativa é de tamanha importância, uma vez que ao executar esta ação, os órgãos envolvidos estarão contribuindo para preencherem o tempo livre, além de coloca-las no mercado de trabalho. “As meninas terão mais uma profissão e mais uma frente de trabalho, nós iremos ampliar a parceria com o Emater, e futuramente colocaremos em prática a implementação de um projeto de criação de galinha caipira”, disse o diretor adjunto.
  A metodologia utilizada para a realização da oficina será dada em dois momentos: no primeiro as mulheres verão a parte teórica, através de dinâmicas e apresentação de conteúdo, e num segundo momento, irão colocar em prática o conhecimento adquirido, colocando as mãos na terra para a preparação dos canteiros.   Participam da oficina 20 mulheres, que serão acompanhadas pelos extensionistas  Socorro Teixeira, Alvací Orsano e Junior Soares.
Para o coordenador regional do Emater de Teresina, Alvací Orsano, a primeira etapa trata de uma apresentação geral do que elas irão trabalhar, uma vez que algumas não dominam técnicas de implementação de hortas. Cabe destacar que o objetivo principal é mostrar a importância de se trabalhar com hortas. “Logo após este momento será ensinado a preparar os canteiros, adubar e plantar. Elas vão produzir alface, cebolinha, pimentão, cenoura, beterraba e outras hortaliças”, explicou. 
Um importante destaque para esta ação é o fato de que as hortaliças produzidas serão utilizadas na alimentação das próprias usuárias do sistema prisional. A equipe apresentará também técnicas para a preparação de adubos orgânicos, livre de agrotóxicos, demonstrando o compromisso e a preocupação do Emater com a produção de alimentos saudáveis.
 Para o diretor geral Marcos Vinicius, este projeto demonstra a capacidade de inovação do Emater, fazendo da tecnologia uma ferramenta para a ressocialização das mulheres, associando aprendizado, produção e ressocialização.  “Fica evidente o papel da Instituição no processo de desenvolvimento. Isso também mostra que o conhecimento e a tecnologia fazem toda a diferença em qualquer estratégia de desenvolvimento. Portanto queria parabenizar aos nossos técnicos por ajudarem a desenvolver esse trabalho”, disse o diretor geral do Emater.






EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64