INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Instituição avalia ações que beneficiam mulheres do Território dos Carnaubais
08/11/2016 - 07:51  
  
Twitter 
Google+ 
No encontro foram avaliados os caminhos ao longo do ano
No último fim de semana, foi realizado pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí- Emater, no município de Juazeiro do Piauí, uma oficina de avaliação da Chamada Pública Mulheres Rurais do Território dos Carnaubais.

A ação realizada avaliou as dez atividades propostas pelo projeto, incluindo diagnósticos, oficinas, visitas e intercâmbio técnicos. O projeto prevê ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pautadas nos princípios da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), além de disponibilizar para cada beneficiária um fomento produtivo (não reembolsável) no valor de R$ 2.400,00, com o objetivo de incrementar a produção agropecuária, artesanal ou extrativista destas mulheres.

Diante das atividades executadas e do acompanhamento junto as mulheres, a coordenação e a diretoria do Emater Piauí decidiram por elaborar um projeto continuo, que será direcionado para a criação de um grupo produtivo de mulheres, a fim de conscientizar e possibilitar o acesso a programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Segundo a coordenadora de ensino e aprendizagem, Márcia Mendes, a proposta maior deste encaminhamento é a geração de renda, a conquista da autonomia econômica e política que será dada a cada mulher. “A informação é a arma fundamental, pretendemos mostra a realidade do campo e conscientizar sobre o papel e a importância da mulher, denunciando a desvalorização e a violência que a mulher do campo sofre, mas que fica invisível perante a sociedade”, disse.

A beneficiária da Chamada Pública Francisca Irisneuda melhorou sua criação de galinha caipira através do projeto. Ela avalia que o caminho trilhado junto com o Emater proporcionou muito conhecimento, mas ela espera uma continuidade. “Esperamos que o órgão continue dando assistência, pois fomos muito bem assistidos durante o projeto”, completou.

Para a presidente do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Juazeiro do Piauí, Desterro Gomes, a parceria que o Emater vem mantendo junto a organização dos agricultores é positiva e estes acompanhamentos que estão acontecendo tem ajudado muito o desenvolvimento das mulheres da região, assim como possibilita o acesso as políticas publicas que beneficiam o meio rural. 
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64