INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater, Embrapa, IFPI e realizam oficina no VI Festival da Uva.
12/11/2016 - 07:58  
  
Twitter 
Google+ 

Foi realizado dentro da programação do VI Festival da Uva, nessa sexta-feira (11), uma oficina de Agroecologia no assentamento Marrecas, em São João do Piauí. O período da manhã foi destinado à realização de aulas teóricas e a tarde aulas práticas.  A ideia central do  trabalho é fomentar a criação de um banco comunitário de sementes, desenvolvido com adubação verde, composto orgânico e biofertilizante. Foram implantadas no local as sementes de crotalaria, sorgo ponta negra, crotalaria mucro nata, feijão de porco, milheto e outros.

 De acordo com Kalil Luz, diretor de educação e extensão rural do Emater Kalil, foram trabalhados na oficina  conceitos do processo produtivo sustentável, mas também a produção de  biomassa, adubos orgânicos com o plantio  de adubos verdes.  Durante este dia foram apresentadas as vantagens, com destaque para a implantação de um banco de produção de adubos verdes no assentamento, numa área de aproximadamente mil metros quadrados. “As sementes foram levadas pelo técnico da Embrapa, e os próprios técnicos fizeram esta prática, que resultou na implantação do banco de sementes de adubos verdes”, disse o diretor de educação e extensão rural do Emater.

Na ocasião foi realizada também a apresentação de biofertilizantes e os efeitos sob as plantas, trabalho este  executado pelo IFPI de São João do Piauí·.

A oficina foi destinada aos produtores do assentamento Marrecas. E de acordo com a coordenação do evento a proposta é iniciar um processo de transição para uma produção agroecológica,  apoiada pela Embrapa, IFPI e Emater, na perspectiva de avançar com os produtores que tenham interesse de mudar para uma produção mais  sustentável.  No contexto do Festival da Uva a ideia é que se possa fazer este processo de transição para a produção da uva orgânica.

No geral o Emater e parceiros vêm trabalhando na formação de técnicos, com o objetivo de criar um núcleo técnico que possa trabalhar a transição agroecológica em outras regiões, com destaque para a parceria que está sendo executada no processo de transição agroecológica na produção de melancia, em Jatobá do Piauí.
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64