INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Viva o Semiárido leva inovação para desenvolvimento de cadeias produtivas em Jaicós
05/12/2016 - 12:23  
  
Twitter 
Google+ 
Viva o Semiárido leva inovação para desenvolvimento
O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) está trabalhando no município de Jaicós com a elaboração de dois planos de negócios. Um deles, na comunidade Calderãozinho, trata do desenvolvimento da ovinocaprinocultura e da apicultura. Nessas atividades, o plano vai beneficiar 56 famílias e atuar na conservação de fontes de água existentes na região, para que seja pensada uma estratégia de proteção dessas áreas.

O diretor-técnico do Emater, Clébio Coutinho, afirma que atividade dessa natureza é pioneira.  “É a primeira vez que vamos trabalhar um projeto comunitário”, disse o diretor.

O financiamento é por meio do “Viva o Semiárido”, gerido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Diretoria de Combate à Pobreza Rural. “O Emater vai levar para essa comunidade inovações tecnologias das cadeias de ovinocaprinocultura e apicultura, que já são trabalhadas na região. Será levada tecnologia para o melhoramento genético, a inovação da proteção das fontes de água, como também, as tecnologias de convivência com o Semiárido e do fortalecimento do suporte forrageiro”, explicou Clébio Coutinho.

Em outra comunidade trabalhada pelo Emater, chamada de Croazal, o plano de negócio também é implementado por meio do “Viva o Semiárido”. Esse vai beneficiar 86 famílias com as atividades da apicultura e criação de galinha caipira. Essas duas atividades também já são trabalhadas na localidade. O município de Jaicós tem como atividade tradicional a criação de galinhas caipiras, que é feito por meio de uma criação extensiva, sem o uso de tecnologias. 

O projeto vai viabilizar o uso de tecnologias nessas atividades, melhorando as condições de manejo, tendo como resultado um incremento nos índices de produtividade. No caso da avicultura, será usada a tecnologia da Embrapa, um sistema de produção que será adequado de acordo com a realidade da comunidade. No caso da apicultura, será feito um incremento no número de colmeias já existentes e a construção de uma casa de mel nos padrões que o mercado exige.

“A previsão é que sejam aplicados no município, por meio desses dois planos, cerca de 900 mil reais. Serão beneficiadas mais de 140 famílias”, disse Clébio Coutinho.

Segundo o presidente da Associação de Moradores da Comunidade Croazal, Edvando de Lima Dias, a expectativa é a melhor possível e as famílias se encontram muito otimistas com a chegada desse projeto. “Nos últimos anos, nossa produção caiu muito em virtude da estiagem e da falta de apoio, mas agora iremos retomar nossa atividade, motivados pela chegada dos recursos e do acompanhamento que será promovido pelo Emater”, completou Edvando.

O Emater vai elaborar esses dois planos e prestar o serviço de Assistência e Extensão Rural (Ater) durante um ano a essas comunidades. Serão colocados técnicos com o conhecimento necessário nas atividades citadas, com vista a melhorar os índices de produtividade da apicultura, criação de galinhas e da criação de ovinos e caprinos.
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64