Emater e STTR iniciam distribuição de sementes e mudas em Teresina
27/01/2017 - 15:10

Distribuição de sementes e mudas
A parceria entre Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí-Emater e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Teresina vem trazendo grandes benefícios aos agricultores da capital.

O presidente do sindicato Rivaldo Cruz, destaca que através do órgão do Governo são realizadas visitas de acompanhamento, orientações e capacitações. “Retomamos a parceria com o escritório regional do Emater de Teresina e através dela conseguimos realizar vários trabalhos. Queremos ampliar mais ainda essa parceria, ofertando aos agricultores e agricultoras a possibilidade de gerar renda”, disse.

Na quinta (25), o sindicato iniciou o processo de distribuição de sementes para as famílias da região da Grande Santa Maria.  Ao todo serão beneficiadas em Teresina mais de 600 famílias que irão cerca de mil e oitocentos Kg de milho tipo Asa Branca e dois mil Kg de feijão do tipo guaribas e seis mil mudas de caju.

O coordenador Alvaci Orsano explica que, embora a quantidade ainda não seja expressiva, é válido destacar o empenho do Governo, que em meio à crise, prioriza ainda parte do orçamento para investir no homem do campo. “Nós do Emater realizamos visitas às comunidades para atender a demanda do homem do campo.  Reconhecemos que a quantidade ainda é pouca, mas destacamos o crescimento deste investimento. Ressaltamos também  a retomada desta parceria com os sindicatos, pois é lá que o agricultor e a agricultora se encontram e o lugar do  Emater é ao lado do agricultor.   Não  temos dúvida que temos que estar em parceria com os sindicatos e prefeituras, a fim de buscarmos cada vez mais benefícios para o homem e a mulher do campo”, acrescentou.

Destaca-se que nos últimos anos o investimento subiu de dois para cinco milhões de reais e isto demonstra a preocupação do Governo em ampliar os investimentos do estado na agricultura familiar. No estado, o ato de entrega das sementes já foi realizado em  quase todos os territórios de desenvolvimento e em alguns municípios  os agricultores aguardam com  expectativa a chegada  das sementes e mudas.

O diretor geral do Emater, Marcos Vinícius, coloca a necessidade de dar condições aos técnicos para que eles possam desempenhar com maestria a atividade de extensão rural, e para tanto, anunciou no começo do mês de janeiro a chegada de quase dois milhões de reais para a compra de  40 carros  e notebooks, que serão distribuídos entre as 17 regionais da autarquia.
“Estamos buscando a melhoria dos escritórios e em alguns municípios já temos uma proposta de parceria com a Seadprev  para a criação de mini-centros Administrativos, oferecendo assim melhores condições de trabalho. Sabemos que ainda é pouco, mas ao longo de 2017 conquistaremos mais recursos para investirmos  em nossos escritórios, recursos  estes  que contam com o apoio do Governo do Estado”, explicou.

Nas outras localidades a distribuição de sementes  e mudas acontecem:

25/01 Serra do Gavião;
26/01 Santa Teresa;