Emater busca parceria para curso de mestrado voltado a extensionistas
16/02/2017 - 11:03

Diretores do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) visitaram, nesse fim de semana, a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), na cidade de Petrolina (PE).  A visita teve como objetivo discutir a possibilidade de parceria para criação de uma turma do curso de Mestrado em Extensão Rural no município de São Raimundo Nonato, voltada para os técnicos do Emater.

O vice-coordenador do mestrado da Univasf, Dennis Dantas Vieira, relata que seria importante essa nucleação em São Raimundo Nonato, uma vez que eles desenvolvem uma em Paulo Afonso (BA) e já têm experiência de como funciona. Ele acrescenta que não há custos adicionais para os professores. “Só seria acrescentado as despesas com logística e estadia”, completou Denis.

De acordo com o diretor de Educação do instituto, Kalil Luz, não existem experiências de parceria entre Emater e universidades para a criação de curso de mestrado, há somente especialização. “Esta semana o Emater enviará um documento solicitando a formalização de um termo de cooperação. O curso será em São Raimundo Nonato, com duração de dois anos”, destacou o diretor.

Segundo o diretor-técnico do Emater, Clébio Coutinho, no âmbito estadual esse curso vai resultar na melhoria da qualidade dos profissionais que atuam na extensão rural. “Os profissionais vão receber conhecimentos atuais sobre extensão rural e vão melhorar ainda mais a atuação no campo”, disse Coutinho.

A pós-graduação será na modalidade profissional, onde o educando não precisará fazer dissertação, pois o estudante terá que gerar um produto no final do curso. “Esse produto pode ser uma cartilha, um manual e/ou um estudo de caso. E como este curso é avaliado pela Capes, terá que ter o produto e um artigo científico”, finalizou Dennis Dantas.

Convivência com o Semiárido

Na oportunidade, a equipe do Emater conversou com os pesquisadores da Embrapa Semiárido. A conversa girou em torno do desenvolvimento de atividades de capacitação para os técnicos, com a finalidade de atualização de conhecimentos de convivência com o Semiárido, por meio de inovações tecnológicas.

O objetivo desta ação seria qualificar os planos de negócios elaborados pelos técnicos do Emater no âmbito do Programa Viva o Semiárido. Os técnicos da Emabrapa se colocaram à disposição e, em março, será realizada uma atividade onde serão discutidas estratégias reais de convivência no período seco.