Piauí realiza capacitação do Programa de Fomentos rurais
21/02/2017 - 20:08

O Governo do Estado através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí-Emater, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) realiza nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Centro de Treinamento, um curso de capacitação com técnicos, a fim de prepara-los para atuarem no acordo de cooperação técnica para a execução do Programa de Fomentos às Atividades Produtivas. O acordo vai resultar em ações de inclusão produtiva rural para atendimento de agricultores e agricultoras familiares que se encontram em situação de extrema pobreza.
De acordo com o coordenador do Centro de Treinamento, Geyson Coutinho, esta ação será algo a mais que vai ajudar  para que os técnicos possam ficar mais perto das comunidades e permitir o conhecimento necessário diante das mudanças que surgem ao longo do tempo. “Isto vai influenciar também na autoestima, valorização do servidor e fazer com que eles se sintam inseridos no processo de construção e desenvolvimento da agricultura familiar”, completou.
A ação será financiada pelo Governo do Estado através da SDR e Emater, e pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário/ Sead- MDSA. Serão investidos mais de dois milhões de reais por meio do fomento família do Governo Federal e quase um milhão de reais através do Governo do Piauí.
O projeto vai abranger os municípios de Altos, Lagoa Alegre, Regeneração, São Pedro, Pau D’arco, Assunção, Boqueirão do Piauí, Barras, Joca Marques, Madeiro, N. Senhora dos Remédios, Porto e Batalha.
O diretor da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Francisco Gomes, vê a ação como grande oportunidade de iniciar uma nova etapa do programa de fomentos de atividades produtivas rurais no estado do Piauí. “Viemos aqui trazer a perspectiva de uma nova etapa do programa, tanto para vocês quanto para nós. É um desafio, mas uma grande oportunidade de transformação”, destacou.
A equipe tem pensado num programa para os próximos dois anos que possa atender a cerca de 100 mil famílias. Francisco Mello destaca que a estratégia adotada foi diferenciada, priorizando o trabalho com as Emateres, pelo fato delas estarem na ponta, perto do agricultor e conhecedora da realidade. “Elas conhecem a rotina do homem e da mulher do campo, tem as pessoas que vivenciam o rural, que convivem com o agricultor. Este diálogo foi iniciado ano passado e tivemos o retorno principalmente da Emater do Piauí, e com muito esforço conseguimos fechar em torno de mil famílias contratadas para o fomento no estado”, finalizou.
Entre as ações de responsabilidade do Emater estão a prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural às famílias, promoção de capacitação das equipes técnicas, entre outras.  Será concedido às famílias beneficiadas um fomento no valor de R$2.400(dois mil e quatrocentos reais) através do Programa de Fomento às Atividades Rurais, além de propiciar tecnologia de acesso à água do Programa Nacional de Apoio à Capacitação de Águas de Chuvas.
Serão capacitados 17 técnicos, que irão atuar na mobilização e seleção de mil famílias em situação de extrema pobreza. Cada técnico envolvido fará o acompanhamento de 80 famílias, e receberá um incentivo no valor de R$500,00(quinhentos reais).
Segundo o diretor técnico do Emater, Clébio Coutinho, o Emater vem nesta atual gestão buscando alternativas no sentido de fortalecer sua presença no campo. Ele reconhece o desafio que é reestruturar este importante serviço não só para o estado, mas para o país.  “A extensão rural é importante para a educação e também para a manutenção das famílias no campo. E a extensão rural fortalecida pode colaborar com a manutenção do jovem no campo e esta é uma das preocupações quando se leva políticas de desenvolvimento rural”, completou.
São parceiros na atividade os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, as secretarias municipais de agricultura, e conselhos de desenvolvimento rural sustentável. Participaram da abertura do evento representantes da Fetag, Secretaria de Desenvolvimento Rural, o delegado substituto da Sead Hildemar Carlos, o diretor da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Francisco Gomes, Seplan  e os diretores do Emater Kalil Luz e Clébio Coutinho.