INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater promove curso para o programa Viva o Semiárido
04/04/2017 - 11:44  
  
Twitter 
Google+ 
Emater promove curso para o programa Viva o Semiárido
No âmbito do Programa Viva o Semiárido, o Emater inicia, nesta segunda-feira (3), um curso de piscicultura que vai até o dia 7. A atividade será realizada no Centro de Treinamento da Agricultura Familiar. Esta ação faz parte do cumprimento das metas do Emater como entidade coexecutora do Programa e será destinado aos técnicos que atuam na elaboração de projetos produtivos para a criação de peixes em tanque-redes e tanque escavado.

O diretor técnico do Emater, Clébio Coutinho, destaca a prioridade do órgão em qualificar o acompanhamento dos técnicos aos projetos do Programa Viva o Semiárido (PVSA). “Queremos aprimorar o conhecimento, e a diretoria do órgão dará todo apoio para ampliarmos o conhecimento dos nossos técnicos, assim como todo suporte para o desenvolvimento de uma assistência técnica otimizada. Este ano teremos várias outras atividades e, recentemente, realizamos um encontro com os coordenadores dos escritórios para também otimizarmos os trabalhos do Instituto em todo o estado”, finalizou.

Dentro da atuação do Viva o Semiárido, o Emater tem hoje contratado dois planos de negócios voltados para criação de peixes, um em tanque-rede em Dom Inocêncio e outro projeto de tanque escavado em Itainópolis, e a expectativa de aprovação de mais um plano de negócio de piscicultura em Inhuma, que irão beneficiar cerca de 50 famílias. O coordenador do PVSA/Emater ressalta a expectativa do órgão em executar estes cursos e a possibilidade de associar o projeto de criação de peixes com outras atividades. “Esta cadeia é muito importante paras todo o estado e, principalmente, para o Semiárido por ser uma atividade que podemos associar a outra cadeia produtiva, utilizando o reaproveitamento da água para a irrigação de pequenas hortas, que é uma atividade que ainda tem muito a crescer no estado do Piauí”, acrescentou.

Durante este ano, serão realizados alguns cursos para técnicos e também para agricultores, dentro das linhas das cadeias prioritárias do Programa Viva o Semiárido, além de cursos de extensão para técnicos com maior período de duração. “Temos a previsão de realização de um segundo curso ainda este mês sobre procedimentos de Assistência Técnica Sistemática(ATS), onde será apresentada um pouco da metodologia da assistência técnica aos planos de negócios do PVSA”, disse André Rocha.

O Emater tem previsão também da realização de um curso de aproveitamento dos frutos da caatinga, com foco no umbu e no maracujá do mato. Ele será dividido em dois módulos, um voltado para a produção e o segundo voltado para o processamento.

Participam do curso 18 técnicos do Emater dos municípios de Campo Maior, São Pedro, Valença, São Raimundo, Picos, São João do Piauí e Oeiras, além de técnicos de empresas credenciadas no PVSA. Dentro da programação do curso, serão realizadas três práticas com a finalidade de apresentar experiências em tanque escavado e tanque-rede em União, José de Freitas e Demerval Lobão.
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64