INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Modelo de assistência técnica é debatido com técnicos
12/04/2017 - 11:16  
  
Twitter 
Google+ 
Modelo de Ater é debatido com extensionistas
Diante da necessidade de aumentar o número de famílias rurais beneficiadas com as políticas públicas do meio rural, aperfeiçoar os trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural e dar continuidade ao planejamento estratégico realizado com os coordenadores de ações e projetos executados pelo Emater, começou nesta terça (11), a etapa de planejamento com os extensionistas que compõem a região administrativa de Teresina.  Nesta etapa irão participar os técnicos de Lagoa Alegre, União, Teresina, Demerval Lobão, Miguel Alves, Monsenhor Gil, Curralinhos e Cabeceiras.

Este mesmo evento será realizado nos 17 escritórios e já tem uma agenda de visitas definida pela coordenação.  A partir dos encontros pretende-se construir, coletivamente, um modelo de prestação de serviço de ATER que possa atender a mais famílias. 

De acordo com o diretor-geral, Marcos Vinicius, este momento será oportuno para reunir os técnicos e, a partir dos encaminhamentos propostos no encontro com os coordenadores, traçar um plano de ações para o órgão. 

“Os programas executados atualment enos servem de exemplo para entendermos que com um pouco de organização, os resultados positivos aparecem e, ao longo dos encontros com os técnicos de outros escritórios, queremos construir um Emater mais forte, levando mais e mais benefícios para os agricultores”, disse.

O diretor-técnico Clébio Coutinho destacou o importante papel que o instituto executa na vida dos agricultores, observando, por exemplo, os inúmeros benefícios oportunizados a partir da emissão do Documento de Aptidão ao Pronaf- DAP.  “A emissão de Dap é a porta de entrada para várias políticas públicas que beneficiam o homem e a mulher do campo. E nossa preocupação é valorizar a atuação do trabalho do extensionista e para chegarmos a esta eficiência precisamos unir os esforços”, finalizou.

Na metodologia do encontro foi proposta a apresentação dos técnicos de cada município, com destaque aos projetos e ações realizadas, além das dificuldades pelas quais passam cada escritório local. O diretor de ensino e extensão rural, Kalil Luz, explica que a ideia é que partindo do pressuposto da escassez de recursos, unificar as ações para aumentar o número de comunidades beneficiadas. “Queremos concentrar o maior número de políticas públicas e ações de assistência técnica e extensão rural, otimizando a aplicação dos recursos existentes”, completou.
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64