Diálogos de ATER discute ações do Água Doce no Piauí
05/08/2020 - 09:46

Conteúdo festá disponível no YouTube
No Diálogos de Ater desta quarta-feira (05), o Emater-PI apresentou um debate sobre o “Programa Água Doce” e suas realizações no Estado. Da contribuição à melhoria de condições de vida da população a integração social das comunidades atendidas pelo Emater com o PAD, o debate conta a experiência do Instituto na implantação de sistemas de dessalinização de água no Piauí.

O Programa Água Doce é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com diversas instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil e é focado na instalação e gestão de sistemas de dessalinização de água.

O Diretor-geral do Emater-Piauí, Francisco Guedes, falou sobre a importância do programa.

"Nós acreditamos que só é possível investir no desenvolvimento econômico e social do Piauí se dermos as condições de vida necessárias e dignas para nossa população. O objetivo do água doce vai muito além da água, é a prevenção de doenças renais, é qualidade de vida e possibilidade de desenvolvimento. Ficamos felizes de oportunizar um debate sobre o programa", destacou Guedes.

Entre os participantes estavam Adalberto Nascimento, coordenador do programa água doce no Piauí; a extensionista do Emater e coordenadora de mobilização social do programa Água Doce no Piauí, Graça Soares; o engenheiro do Emater e responsável pelas obras civis do programa no Estado, Pablo Juan, o diretor-geral do Emater, Francisco Guedes; e o representante dos beneficiados e agricultor familiar, Genísio Pascoal.

Hoje o programa atende 63 comunidades em 12 municípios piauienses nos territórios da Serra da Capivara, Vale do Rio Itaim, Vale do Rio Canindé, Vale do Rio Guaribas e Vale do Rio Piauí e Itauera, beneficiando 26 mil pessoas no semiárido piauiense.

O coordenador do programa no Piauí, Adalberto do Nascimento falou sobre um dos pontos importantes do programa,

"O grande diferencial do Água Doce é que as comunidades se apropriam do programa, se tornam verdadeiros técnicos que sabem gerenciar o sistema do início ao fim", ressaltou Adalberto.

O beneficiado pelo programa e hoje gestor de um dos sistemas, Genísio Pascoal, falou sobre a experiência de participar do programa.

"Nós podemos dizer que estamos extremamente satisfeitos, aqui conhecíamos pessoas que tinham que fazer tratamento para doenças por conta da água de má qualidade e agora esses problemas foram sanados. Recebemos treinamentos sobre o cuidado com o sistema e foi algo que foi completamente absolvido pela comunidade", afirmou Genísio.

Aproximadamente 200 pessoas acompanharam o debate que também foi transmitido pelo YouTube e está disponível pelo link: https://cutt.ly/3dQMl41

Para conhecer algumas das ações do Emater no âmbito do Programa Água Doce, acesse: http://www.emater.pi.gov.br/noticia.php?id=1136